NOTÍCIAS
Setembro Amarelo: Aumento de casos de suicídio no Brasil alerta especialistas
Psicóloga do Hospital Escola Portugal Ramalho destaca a importância da prevenção e do apoio familiar para combater o crescente número de tentativas de suicídio no país.
Por Karlla Gomes10 SET - 10H20
Durante a campanha Setembro Amarelo, a psicóloga Jadilene dos Santos Almeida, do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), alerta para o aumento dos casos de suicídio no país, que ultrapassam 11 mil por ano.
No HEPR, os casos são registrados na Ficha de Agravos e Doenças de Notificação Compulsória. Pacientes com tentativas de suicídio são atendidos pelo Plantão de Psicologia e os dados são enviados ao setor de Vigilância Epidemiológica, que os repassa à Secretaria Municipal de Saúde para inserção no SINAN. De janeiro a setembro de 2023, foram 51 notificações de tentativas de suicídio; em 2024, já são 53 casos.
A psicóloga destaca que muitos casos não são notificados, sugerindo que os números reais são maiores. Ela enfatiza a importância de reconhecer sinais de risco, como transtornos psiquiátricos, desesperança, doenças graves e fatores sociais. Eventos traumáticos também são alertas significativos.
Transtornos como depressão, esquizofrenia, bipolaridade, transtornos de personalidade e abuso de substâncias são fortes gatilhos para o suicídio. Jadilene recomenda que familiares observem a rede de amigos e comportamentos estranhos, especialmente em pessoas sem vínculos familiares.
Ela aconselha que familiares e amigos próximos ofereçam apoio sem julgamentos, mostrando que a pessoa tem uma rede de apoio e apresentando saídas saudáveis para lidar com o sofrimento. Mulheres têm taxas maiores de tentativas de suicídio, mas homens são mais propensos a cometer o ato, especialmente jovens.
A psicóloga sugere conversas em ambientes descontraídos e motivação para buscar ajuda profissional, usando frases como “você não está sozinho”, “vamos passar por isso juntos” e “sua vida é muito importante para mim” para encorajar a pessoa a enfrentar o problema.