NOTÍCIAS
Sesau realiza fórum para prevenção e combate ao suicídio em Alagoas
Evento faz parte da campanha Setembro Amarelo e visa capacitar profissionais de saúde para promover acolhimento a quem precisa
Por Karolynne Rocha03 SET - 15H30
A Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau) promoverá, no dia 24 de setembro, o III Fórum de Prevenção e Posvenção do Suicídio, com o tema “Valorização da Vida: Acolher e Cuidar”. O evento, que integra a programação do Setembro Amarelo, será realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Maceió, e é voltado para os profissionais de saúde dos 102 municípios alagoanos.
A iniciativa surge em um contexto alarmante: somente entre janeiro e agosto de 2024, foram registradas 1.569 tentativas de suicídio e 85 óbitos por suicídio no estado de Alagoas, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. No ano passado, esses números chegaram a 2.581 tentativas e 154 mortes, reforçando a importância de um debate contínuo sobre o tema.
Segundo a psiquiatra da Sesau, Rose Bezerra, a discussão sobre saúde mental precisa se expandir para além do mês de setembro. “Setembro Amarelo é um mês alusivo a um problema de saúde que acontece o ano inteiro. Esse momento é uma oportunidade para conscientizar a população e discutir o tema para além do mês, porque precisamos entender que o suicídio e a idealização suicida estão inseridos em um quadro transformamental, que está relacionado com o contexto social”, destacou a médica.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, também sublinhou a importância de investir em saúde mental para garantir qualidade de vida e segurança aos alagoanos. “Toda a equipe técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau está empenhada em garantir cursos e capacitações para a prevenção do suicídio e da autolesão. Nosso propósito é enfrentar o problema por meio de uma rede de acolhimento e assistência em saúde mental, atuando sem preconceitos e sem julgamentos, que infelizmente ainda são comuns na sociedade”, afirmou.
O Fórum faz parte da Campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa que começou em 2015, promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Ao longo do mês, diversas ações educativas serão realizadas, culminando no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro.
A campanha é essencial para sensibilizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e a necessidade de um olhar atento e empático para aqueles que enfrentam o sofrimento emocional. A conscientização e o diálogo aberto são passos fundamentais na prevenção ao suicídio, um problema de saúde pública que exige uma abordagem contínua e integrada.