NOTÍCIAS
Serra da Barriga celebra Dia da Consciência Negra com homenagens e manifestações culturais
Evento reuniu um público de todas as idades para falar de história, cultura e resistência
Por Karolynne Rocha21 NOV - 10H17
Na última quarta-feira (20), o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, foi palco das celebrações do Dia da Consciência Negra em Alagoas. O evento reuniu lideranças políticas, movimentos sociais e culturais, além de diversas gerações, para homenagear a história e a luta do povo negro.
Com uma programação rica e diversa, o evento, realizado através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), o Ministério da Cultura, a Fundação Palmares e a Universidade Federal de Alagoas, contou com apresentações de capoeira, danças afro e exposições artísticas que exaltaram a herança cultural afro-brasileira.
Durante a homenagem a Zumbi dos Palmares, representantes estaduais e religiosos de matriz africana depositaram coroas de flores no Memorial, reverenciando os líderes quilombolas Ganga Zumba e Zumbi.
A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollenberg, destacou a importância do evento: “Estamos comemorando um feriado nacional, o que significa continuar resistindo e seguindo com essa luta tão importante. A negritude alegra o mundo; ela é um grande ativo da humanidade. Compreendê-la, nos reconhecermos como negros e entender o Brasil com toda essa alegria, miscigenação e força é um dever de todos”
Além da participação de secretários estaduais como Felipe Cordeiro (Gabinete Civil) e Melina Freitas (Cultura), o evento contou com a presença do vice-prefeito de União dos Palmares, Júnior Menezes, do reitor da Universidade Federal de Alagoas, Joseldo Tonholo, e representantes do Ministério da Igualdade Racial.
As celebrações reforçaram a importância da Serra da Barriga como espaço de memória e resistência, além de destacar seu potencial turístico e cultural. O evento não apenas homenageou o legado do Quilombo dos Palmares, mas também reafirmou o compromisso com a luta pela igualdade racial e a valorização da história afro-brasileira.