NOTÍCIAS
Retomada do atendimento de doação de sangue e medula óssea, em Maceió.
Unidade Farol do Hemoal volta a funcionar para facilitar acesso dos alagoanos.
Por Karlla Gomes15 ABR - 12H48
A Unidade Farol do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizada no Hospital Veredas em Maceió, retomará o atendimento aos candidatos à doação de sangue e medula óssea a partir desta terça-feira (16). O posto estará aberto todas as terças-feiras, das 7h às 17h, restabelecendo o serviço que havia sido suspenso em janeiro para passar por reestruturação.
A reabertura da Unidade Farol tem como objetivo principal facilitar o acesso dos alagoanos interessados em fazer doações voluntárias de sangue e medula óssea. Com isso, o Hemoal volta a contar com três postos de atendimento na capital alagoana, incluindo as Unidades Trapiche, próxima ao Hospital Geral do Estado (HGE), e Via Expressa, próxima ao Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA).
As Unidades Trapiche e Via Expressa funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. Para aqueles que estão no interior do estado, há a opção da Unidade Eldorado, vinculada ao Hemoal Arapiraca, localizada na rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa.
Verônica Guedes, diretora do Hemoal, enfatiza que a Unidade Farol retoma suas atividades com o compromisso de oferecer assistência qualificada, rápida e humanizada aos candidatos à doação de sangue e medula óssea, mantendo-se como referência em assistência hemoterápica em Alagoas, conforme as diretrizes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Critérios para Doação:
Os candidatos à doação de sangue devem ter no mínimo 16 anos, pesar 50 quilos ou mais, e apresentar um documento de identificação com foto. Além disso, o Ministério da Saúde (MS) estabelece que o candidato não deve estar com gripe, influenza ou Covid-19, devendo aguardar 10 dias após o desaparecimento dos sintomas.
Para os voluntários que contraíram doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a proibição de doação de sangue é permanente. No entanto, se submeteram a procedimentos como piercing, tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue é vetada por um ano após o procedimento. Mulheres grávidas ou amamentando não podem doar sangue, e é necessário um intervalo mínimo de três meses entre as doações. Para os homens, o intervalo é de dois meses, conforme portaria do MS.