NOTÍCIAS
Prefeitura de Maceió decreta estado de emergência após risco de colapso de mina no Mutange
O decreto foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do município e tem duração de 180 dias
Por Karolynne Rocha30 NOV - 10H51
Um decreto publicado nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial do Município declara estado de emergência em Maceió. A medida, assinada pelo prefeito JHC, foi tomada devido ao risco iminente do colapso da mina nº 18 da Braskem, localizada na região da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange. A situação de emergência terá duração de 180 dias.
Todos os órgãos que compõem a Administração Pública estão colaborando sob a liderança da Coordenadoria Executiva Institucional da Prefeitura de Maceió e da Defesa Civil Municipal. Juntos, eles estão trabalhando para responder aos desastres, fornecer assistência aos moradores e reabilitar as áreas afetadas.
Além disso, a prefeitura de Maceió está convocando voluntários para reforçar as medidas. Campanhas de arrecadação de donativos e recursos junto à comunidade estão sendo promovidas para facilitar as ações de assistência e garantir uma resposta rápida as famílias atingidas.
O decreto foi baseado em informativo técnico, expedido pela Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil de Maceió (COMPDEC), que trata sobre considerações sobre a ocorrência de abalos sísmicos frequentes monitorados e detectados na região atingida pelo colapso.
A prefeitura destinou ainda cinco escolas da rede municipal para as famílias que precisaram ser realocadas. Serão disponibilizados para essas famílias: alimentação (café da manhã, almoço e jantar), água, cestas básicas, colchões, kits de limpeza e higiene pessoal, geradores de energia, ônibus para o deslocamento dos moradores e ração para cães e gatos.
As escolas utilizadas como abrigo provisório são: Escola Maria José Carrascosa, no Poço; Escola Rui Palmeira, no Vergel; Escola Antídio Vieira, no Trapiche; Escola Brandão Lima, no Benedito Bentes; e Escola Lenilton Alves, no Jacintinho; além disso, a Casa de Passagem Familiar localizada no bairro do Jaraguá também servirá de abrigo para as famílias.
Nesses espaços, a população poderá contar com uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais da Semdes das Diretorias de Proteção Básica e Especial.