NOTÍCIAS
PF desarticula esquema de venda de dados no INSS
Operação “Mercado de Dados” prende hackers e servidores envolvidos em esquema de comercialização de informações sigilosas em nove estados.
Por Karlla Gomes26 SET - 10H19
A Polícia Federal (PF) lançou hoje, quinta-feira, 26, a operação “Mercado de Dados” para desmantelar organizações criminosas no INSS em Alagoas e outros estados. Servidores do INSS e hackers são suspeitos de vender dados de beneficiários.
A operação envolve 29 mandados de busca e 18 de prisão preventiva em vários estados, incluindo Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Paraná e o Distrito Federal. As investigações começaram em setembro de 2023 e revelaram que hackers usavam técnicas avançadas para acessar os sistemas do INSS, com a ajuda de servidores que vendiam credenciais de acesso e dados.
Entre os alvos está um hacker conhecido por burlar sistemas de segurança, incluindo a autenticação multifator. Três funcionários e um estagiário do INSS também são investigados.
A Justiça ordenou o sequestro de 24 imóveis e o bloqueio de até R$ 34 milhões em contas bancárias dos envolvidos. Eles responderão por crimes como organização criminosa, corrupção, invasão de dispositivos informáticos, violação de sigilo funcional, obtenção e comercialização de dados sigilosos e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 15 anos de prisão.