NOTÍCIAS
Oficina gratuita de confecção de Bizunga promove resgate cultural em Alagoas
Evento promovido pela Secult e Museu Théo Brandão ensina confecção de instrumento percussivo tradicional, fortalecendo a identidade afro-alagoana
Por Karlla Gomes19 SET - 10H24
Neste sábado (21), às 9h, a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), em parceria com o Museu Théo Brandão, realizará uma oficina gratuita de confecção de bizunga, um instrumento percussivo tradicional da cultura alagoana. O evento acontecerá no pátio do Museu Théo Brandão, no Centro de Maceió.
A oficina será conduzida pelo percussionista e artesão Wilson Santos, que ensinará os participantes a confeccionar a bizunga, instrumento criado exclusivamente para o folguedo coco de roda e atualmente em risco de extinção. As vagas são limitadas e os interessados devem possuir habilidades manuais para artesanato. As inscrições podem ser feitas pelo site Doity (https://doity.com.br/oficina-de-confeccao-de-bizunga).
A bizunga, também conhecida como “peneira do pagode”, tem suas raízes na região do Quilombo dos Palmares e é um símbolo da identidade cultural afro-alagoana. Feita com cipó, coité ou cabaça, sementes e tampinhas de garrafa, a bizunga foi um dos primeiros instrumentos utilizados no Coco de Roda alagoano. Embora tenha sido substituída pelo pandeiro na década de 90, a bizunga ainda é valorizada por sua sonoridade única e forma peculiar de tocar.
A oficina visa não apenas resgatar a bizunga, mas também fortalecer a identidade cultural afro-alagoana e valorizar as manifestações populares e a memória dos mestres culturais.