NOTÍCIAS
Hemoal promove ações itinerantes para doação de sangue e medula óssea
Coletas e cadastros serão realizados em Arapiraca e Rio Largo nesta terça-feira (24) com o objetivo de salvar vidas.
Por Karlla Gomes24 SET - 10H14
Nesta terça-feira (24), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizará duas ações itinerantes com o objetivo de salvar vidas. Em Arapiraca, a coleta de sangue ocorrerá na Praça Marques da Silva, das 8h às 16h. Em Rio Largo, no Campus de Engenharia e Ciências Agrárias (CECA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), será feito o cadastro para doação de medula óssea, também das 8h às 16h.
Para doar sangue, é necessário estar em boa saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 quilos. Para se cadastrar no Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome), é preciso ter entre 18 e 35 anos e estar em boa saúde, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.
Verônica Guedes, gerente do Hemoal, ressalta que os doadores de sangue não podem ter histórico de doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Para doação de medula óssea, não é permitido ter histórico de câncer hematológico ou doenças autoimunes, como Lúpus.
Além dessas ações, o Hemoal possui unidades fixas na capital e no interior do estado. Em Maceió, as unidades Trapiche e Via Expressa funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. A unidade Farol, localizada no Hospital Veredas, atende às terças e quintas, das 7h às 17h.
No interior, as doações podem ser realizadas no Hemoal Arapiraca, no bairro Eldorado, de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. Em Coruripe, o atendimento ocorre às quintas-feiras, das 9h às 16h.