NOTÍCIAS
Hanseníase: Sesau realizará capacitação sobre diagnóstico precoce da doença
O treinamento acontecerá entre os dias 16 e 18 deste mês, no II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha.
Por Karlla Gomes03 OUT - 11H47
Será realizado entre os dias 16 e 18 de outubro, pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), uma capacitação que tem como objetivo preparar os profissionais de saúde para o diagnóstico precoce e manejo clínico da hanseníase. A iniciativa atende médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió. A capacitação acontecerá das 8h às 17h, no II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, localizada no bairro Poço, em Maceió.
A hanseníase é uma doença infecciosa e crônica que afeta a pele e os nervos, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, é uma doença contagiosa que pode ser transmitida por meio de gotículas de saliva e contato íntimo com pessoas infectadas que ainda não iniciaram o tratamento. Com o início dos cuidados médicos, o contágio é interrompido. O tratamento tem uma duração média de 6 a 12 meses, podendo se estender caso reapareça algum sintoma, o que pode variar de caso para caso.
Segundo Itaniely Queiroz, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, a capacitação visa treinar esses profissionais para que eles possam realizar o diagnóstico das pessoas infectadas pela doença precocemente. “Estaremos abordando, além do manejo clínico, um olhar mais sensível em relação à vigilância, apresentando o perfil epidemiológico do município e como está em relação à detecção da doença", explicou.