NOTÍCIAS
Estudantes de Maceió têm até março para recadastrar o Passe Livre
Benefício garante 44 viagens gratuitas por mês nos ônibus urbanos da capital.
Por Karlla Gomes22 FEV - 12H04
Os estudantes de Maceió que querem continuar usufruindo do Passe Livre, que dá direito a 44 embarques mensais gratuitos nos ônibus urbanos da cidade, precisam estar em dia com o recadastro do Bem Legal Escolar. O prazo para atualizar os dados começou no dia 2 de janeiro e vai até o dia 31 de março de 2024.
Segundo o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), dos 54.200 estudantes ativos em 2023, apenas 7.550 já fizeram o recadastro. Quem não realizar o procedimento obrigatório terá o acesso ao Passe Livre e à meia tarifa suspensos.
O recadastro pode ser feito pelo celular, através do aplicativo Vamu Escolar, que está disponível para Android e iOS. O app é simples e prático, e permite que os estudantes façam a atualização sem sair de casa e sem enfrentar filas. A documentação exigida é a mesma do recadastro presencial.
O diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Glauco Oliveira, destacou que o recadastro pelo app é mais um avanço na modernização do sistema de transportes de Maceió. Ele lembrou que a cidade já conta com um dos serviços de bilhetagem mais modernos do Brasil, e que agora os estudantes podem fazer o recadastro pelo smartphone e sem burocracia. Ele alertou, porém, para que os estudantes não deixem para a última hora.
Para fazer o recadastro, é preciso apresentar originais e cópias da Carteira de Identidade, do CPF, de uma foto 3X4 colorida e atual, de um comprovante de residência de até três meses e de uma ficha de cadastro/recadastro preenchida, carimbada e assinada pela instituição de ensino, que pode ser obtida no site do Vamu. Também é cobrada uma taxa de R$ 8,00.
Os estudantes que preferirem fazer o recadastro de forma presencial devem comparecer à sede do Vamu, na Rua Buarque de Macedo (Centro), ou aos terminais do Benedito Bentes, Colina dos Eucaliptos, Cruz das Almas, Salvador Lyra, Trapiche da Barra e Graciliano Ramos.