NOTÍCIAS
Chuvas fortes e ventos causam danos em Palmeira dos Índios
Defesa Civil e Semarh alertam para riscos de deslizamentos e alagamentos.
Por Karlla Gomes20 DEZ - 13H17
Na terça-feira (19), uma forte ventania atingiu a cidade de Palmeira dos Índios, no interior de Alagoas, provocando a queda de árvores e o desabamento do teto de um posto de gasolina em obras. A Defesa Civil municipal está em estado de atenção.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso de perigo potencial de chuvas intensas para todo o estado de Alagoas, válido até as 10h de quarta-feira (20).
O secretário da Defesa Civil de Palmeira dos Índios, Lucas Tavares, pediu que os moradores ficassem vigilantes. “Fiquem atentos a sinais de perigo, como postes, árvores ou muros inclinados. Cuidado especial na parte alta da cidade. Evitem ficar perto de rochas expostas. Estamos trabalhando com a Guarda, a SMTT e a equipe do Urbanismo para monitorar toda a cidade até sexta-feira, conforme a previsão da Semarh”, disse o secretário.
O coordenador da sala de alerta da Semarh (Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Vinicius Pinho, informou que há possibilidade de mais chuvas em todo o estado nesta quarta-feira e nos próximos dias.
“Não podemos descartar novas pancadas de chuva hoje, principalmente à tarde e à noite, que é quando há maior variação de temperatura e convecção. E pelo menos até quinta ou sexta-feira, teremos muita instabilidade em todo o estado e não podemos eliminar a chance de mais chuvas”, afirmou o meteorologista.
Sobre a situação dos rios que atravessam o estado, o coordenador disse que, por enquanto, estão dentro da normalidade.
“Os rios subiram um pouco com as chuvas de ontem, mas estão longe das cotas de alerta. Se houver algum alagamento, será por causa de problemas de drenagem urbana ou de uma chuva muito forte em um local isolado, mas não por causa do aumento do nível dos rios”, esclareceu Vinicius.