NOTÍCIAS
Carro Fumacê deve ser atualizado no combate contra a Dengue, em Alagoas.
Sesau explica os critérios necessários para a utilização do veículo.
Por Karlla Gomes04 ABR - 13H05
Diante do aumento dos casos de dengue em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está definindo critérios precisos para a aplicação do Carro Fumacê, conhecido como Nebulização Espacial a Ultra Baixo Volume (UBV), visando minimizar os impactos negativos na saúde e no meio ambiente.
Os critérios para a utilização do fumacê incluem municípios com suspeita de óbitos por dengue ou outras arboviroses, aumento significativo dos casos suspeitos nas últimas quatro semanas com incidência acima de 300/100.000 habitantes, Índice de Infestação Predial (IIP) do Aedes aegypti igual ou superior a 3%, e atividades de bloqueio de transmissão nas áreas afetadas.
Segundo o supervisor de Endemias da Sesau, Paulo Protásio, as operações do carro fumacê são realizadas no final da tarde até às 21h e pela manhã das 5h às 8h, com orientações para que a população abra as portas durante a passagem do veículo, facilitando a dispersão do inseticida e atingindo os mosquitos.
Os municípios que atendem aos critérios estabelecidos têm recebido a aplicação do carro fumacê, como São José da Laje, Marechal Deodoro, Santana do Mundaú e Maragogi. No entanto, Protásio ressalta que a maioria dos focos do mosquito está dentro das residências, enfatizando a importância das medidas preventivas adotadas pelos moradores, como evitar recipientes com água parada.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca a colaboração entre a Sesau e as administrações municipais, além das ações educativas e de combate aos focos do Aedes aegypti. Ele reforça que, embora o carro fumacê seja uma medida específica em casos graves, a busca ativa domiciliar continua sendo a estratégia mais eficaz na luta contra a dengue.