NOTÍCIAS
Campanha de Vacinação contra a Influenza deve encerrar no dia 31 de Maio.
A vacinação que teve início no dia 25 de Março, acontece em todos os municípios de Alagoas.
Por Karlla Gomes14 MAI - 12H48
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emite um alerta urgente à população de Alagoas: a Campanha de Vacinação contra a Influenza de 2024 está prestes a encerrar, e o estado enfrenta um aumento alarmante de casos. Com o prazo final marcado para o dia 31 deste mês, restam apenas 18 dias para que a população se proteja contra o avanço da doença, que já registra números superiores aos do ano anterior.
No comparativo do primeiro quadrimestre, os dados são claros: enquanto em 2023 foram registrados 41 casos e quatro óbitos, 2024 já contabiliza 143 casos e sete mortes. O total do ano passado, que fechou com 79 casos e 15 óbitos, foi ultrapassado em apenas quatro meses.
Diante desse cenário, o secretário de Estado da Saúde, Dr. Gustavo Pontes de Miranda, convoca a população: “Os dados são preocupantes e mostram uma tendência de crescimento que não podemos ignorar. A vacinação é a nossa principal linha de defesa. Ela não só previne a infecção, mas também garante que, se infectados, os pacientes não desenvolvam a forma grave da doença, que leva a hospitalizações e pode ser fatal.”
Foco na Prevenção
A campanha tem como alvo todos acima de seis meses de idade, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Crianças vacinadas pela primeira vez devem receber duas doses, com um intervalo de 30 dias. A meta é imunizar 1.228.780 pessoas no estado.
Para se vacinar, basta ir a um dos postos de saúde espalhados pelos 102 municípios alagoanos, levando a Caderneta de Vacinação.
O MS lembra que a Influenza é uma infecção respiratória aguda, altamente transmissível, causada por quatro tipos de vírus: A, B, C e D. Os tipos A e B são os principais causadores de epidemias sazonais, com sintomas que incluem febre, dor de garganta, tosse, dor de cabeça e dores musculares.