NOTÍCIAS
Alurb transforma pontos de lixo em áreas verdes e lúdicas em Maceió
Ações de limpeza, paisagismo e educação ambiental beneficiam moradores do Vergel do Lago e do Benedito Bentes.
Por Karlla Gomes16 OUT - 11H52
Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb
A Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), vem realizando um trabalho de mapeamento e revitalização dos mais de 180 pontos crônicos de descarte irregular de resíduos na capital alagoana. O objetivo é mudar a realidade desses locais, que recebem móveis inservíveis, resíduo domiciliar, restos de poda de árvore e da construção civil, e transformá-los em áreas sustentáveis.
Na semana passada, a Alurb atendeu dois pontos que já haviam sido visitados anteriormente, localizados no Vergel do Lago e no Benedito Bentes, no Conjunto Freitas Neto. Nessas áreas, onde havia muito lixo jogado por moradores e comerciantes da região, agora há vida e conservação. Os locais ganharam mudas de árvores nativas, jardins e brinquedos feitos com o reaproveitamento de pneus, filtros e blocos de concreto.
Os muros próximos aos pontos de lixo também foram pintados com imagens infantis, deixando o local mais alegre e acolhedor para quem mora ali.
Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, destaca a importância dessas transformações.
"Esses locais eram espaços de convivência social, onde as pessoas podiam circular sem problemas, brincar com suas crianças ou até fazer reuniões. Então, devolver um local assim para eles é muito significativo", afirmou.
Outra ação realizada foi a educação ambiental. Servidores da Alurb visitaram as casas dos moradores para explicar a atividade feita no ponto de lixo e orientar sobre o descarte adequado dos materiais e a preservação daquela área.
"Todos que moram perto dos locais revitalizados ficaram sabendo de suas responsabilidades, de como cuidar da área, de como usufruir dela melhor e entender que todos da comunidade também querem aproveitar. Assim, irão compartilhar funções e zelar pelo ambiente que oferecemos", concluiu a diretora.