NOTÍCIAS
Alagoas lidera concessão de bolsas de pós-graduação no Nordeste e avança no cenário nacional
Investimento em ciência e inovação coloca o estado em destaque no cenário educacional e de pesquisa no Brasil
Por Karolynne Rocha29 AGO - 11H24
Alagoas se destacou no cenário educacional e de pesquisa ao alcançar a primeira posição no Nordeste e a segunda no Brasil na concessão de bolsas de mestrado e doutorado, conforme o Ranking de Competitividade dos Estados. Esse avanço é resultado das ações implementadas pela Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que vêm investindo de forma consistente na formação de pesquisadores e no fortalecimento da ciência local.
De 2023 para 2024, o estado pulou da segunda para a primeira colocação no Nordeste, e da quinta para a segunda no país, consolidando-se como um dos maiores incentivadores da formação acadêmica avançada. No âmbito do pilar de inovação, que considera fatores como investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), registros de patentes e a criação de empreendimentos inovadores, Alagoas também subiu posições, refletindo um esforço contínuo para transformar o estado em um polo de conhecimento e inovação.
O secretário da Secti, Silvio Bulhões, destacou o compromisso contínuo com o avanço científico: “Vamos continuar investindo, reforçando essa posição do estado, como um dos que mais investem em CT&I no país. Nos últimos dois anos, foi aplicado um reajuste de 40% nas bolsas, e isso mostra nosso comprometimento”.
Já o diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, enalteceu o impacto desse progresso na promoção do conhecimento: “Nós queremos que esse resultado possa alcançar todo o estado, especialmente formando a nossa juventude e permitindo que os cientistas de Alagoas possam apostar cada vez mais nos seus projetos”.
O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, reforçou a importância das parcerias e do apoio local para o crescimento dos cursos de pós-graduação, mesmo em meio às dificuldades enfrentadas nos últimos anos. “O apoio que a gente teve o tempo todo da Fapeal e, particularmente, a visão da importância da Ciência e da Tecnologia pelo ex-governador Renan Filho e pelo governador Paulo Dantas fez a diferença”, afirmou. Tonholo também destacou a revolução silenciosa impulsionada pelo Centro de Inovações do Jaraguá, que tem gerado grandes expectativas para o crescimento da economia do conhecimento no estado.
O avanço de Alagoas na área de pesquisa e inovação não só posiciona o estado como referência no Nordeste, mas também abre novas perspectivas para o desenvolvimento socioeconômico local, impulsionado por um ambiente de valorização do conhecimento e pela formação de profissionais altamente qualificados.